terça-feira, 16 de novembro de 2010

Relações Públicas é muito mais que um Promoter



Um cara simpático e bonitinho. Promoter ou marqueteiro. Erroneamente acham que estas são atribuições do RP ou Relações Públicas. Saiba que o bacharel de Relações Públicas tem funções além da promoção de eventos. 

Ele responde pelas estratégias de comunicação de uma empresa ou órgão do governo e trabalha para a harmonia do relacionamento entre patrões e funcionários.
Sua área de atuação é bastante ampla. Em prefeituras, na iniciativa privada, organizações não-governamentais e como consultor, o RP organiza cerimônia, protocolo e eventos, ouve as reclamações  dos clientes como ombudsman, faz pesquisa de opinião, produz boletins internos e externos, promove o contato com a Imprensa e cria o plano de comunicação da empresa.
Forte nas Relações Públicas está no planejamento estratégico organizacional, que pode ser exercido nas empresas do Porto, na indústria, no comercio, nas prefeituras, câmaras municipais e com a terceirização dos serviços.
São quatro anos de curso, com estágios a partir do segundo. Prepare-se para estudar matérias como Planejamento em Relações Públicas, Pesquisa de Opinião e Comunicação Comparada e Dirigida. Para se formar é obrigatório apresentar o projeto experimental ou Trabalho de Conclusão do Curso (TCC).
O candidato a bacharel em RP deve ser criativo, ter facilidade de comunicação, observador, conhecer idiomas e novas tecnologias. “Quem fizer eventos deve estar preparado para trabalhar nos finais de semana e feriados”, alerta.
Para exercer a atividade exige-se registro no Conselho Regional dos Profissionais de Relações Públicas. Na região o salário médio inicial fica na casa dos R$ 700,00. Em são Paulo e grandes capitais chega a R$ 1.200,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário